Mais Fertilidade
Fatores Sociais
De todos os fatores que influenciam a infertilidade a idade da mulher é o fator que, isolado, mais contribui para o decréscimo da fertilidade. Nas últimas décadas assistiu-se a uma alteração no estilo de vida que se refletiu no aumento da infertilidade. Os casais, em particular, as mulheres, adiam o início da procriação, motivadas por uma carreira profissional ou simplesmente, devido á dificuldade em iniciar uma vida independente e estável.
Os estilos de vida atuais são marcados pelo consumo de tabaco, álcool, estupefacientes ( substâncias que são viciantes e que os efeitos são: a supressão de dor e a alteração do sistema nervoso) e fármacos.
O precoce início da vida sexual pode vir a associar-se a um maior número de parceiros sexuais, a uma maior exposição a doenças sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas, abortos e o uso prolongado de contracetivos
Tudo o que foi referido anteriormente pode perigar a saúde reprodutiva.
Os estados de ansiedade e depressão cada vez mais comuns na nossa sociedade também são desfavoráveis á fertilidade devido aos medicamentos tomados nesta altura.
