Mais Fertilidade

Indução da ovulação(IO)
O que é?
A indução da ovulação induz, como o nome indica, a ovulação, facilitando a produção e a libertação de óvulos pelos ovários para que seja depois feita mais facilmente a fecundação pelos espermatozoides e a consequente gravidez.
Quando é que a indução da ovulação é necessária?
Se a causa da infertilidade for exclusivamente feminina, e não existir na mulher alterações tubárias ou uterinas, pode recorrer-se à indução da ovulação.
Normalmente as mulheres que recorrem a este tratamento sofrem de perturbações na ovulação podendo estas ser hormonais ou ováricas como é dito nas causas da infertilidade.
Como se processa o tratamento?
Neste tratamento a mulher é submetida a injeções de substâncias que visam a estimulação da ovulação. Entre essas substâncias encontra-se o clomifeno, HCG ou eventualmente hormonas pós-menopáusicas. Posteriormente as mulheres são sujeitas a um controlo ecográfico e hormonal do desenvolvimento dos folículos.
Quais são os principais riscos?
Os riscos associados a esta técnica são, entre outros, a hiperestimulação ovárica, e também um aumento da probabilidade do desenvolvimento de gravidezes gemelares (gémeos) (10%).