top of page
imagem_2022-04-30_204214713.png

Fecundação

A fecundação marca o início do desenvolvimento do ser humano. Ela ocorre quando o espermatozoide penetra o óvulo durante o período fértil da mulher (durante esse período há a libertação de óvulos pelos ovários.) 

     O óvulo libertado pelo ovário segue pelas tubas uterinas, onde permanece viável por até 24 horas. Este emite sinais químicos capazes de atrair os espermatozoides com o principal objetivo de ocorrer fecundação. Assim, ao ser atraído pelo óvulo, o espermatozoide atravessa a camada externa deste tornando a sua membrana impermeável, impedindo assim, a penetração de mais espermatozoides.  

    Em seguida, ocorre a fusão das membranas plasmáticas do óvulo e do espermatozoide,  ocorrendo de seguida a condensação dos cromossomas maternais e a formação de dois pronúcleos. Ocorre depois a junção dos mesmos, formando uma estrutura geneticamente única com a informação genética do pai e da mãe, ao qual designa-se de zigoto. 

     O zigoto move-se para o útero, sendo que, nesse trajeto, ocorrem diferenciações celulares sucessivas formando assim um embrião. Quando chega ao útero o embrião encontra-se no estágio de blastocisto. Neste estágio o embrião tem cerca de 150 células e já está pronto a fixar-se no útero (nidação), iniciando-se a gravidez. Ocorre geralmente no quinto dia.   

Fecundação: Texto
  • Facebook

©2022 por Mais Fertilidade. 

bottom of page