top of page

Órgãos Reprodutores

Foto do escritor: Vânia HenriquesVânia Henriques

Atualizado: 23 de mai. de 2022


Aparelho Reprodutor Feminino


O Aparelho reprodutor feminino está alojado na região inferior ao abdómen e é constituído por vários órgãos cuja função principal é a reprodução. No entanto, para assegurar plenamente esta função, têm de ocorrer neste sistema vários fenómenos: a produção de gâmetas, a fecundação e, caso esta última ocorra, o alojamento e a nutrição do feto durante o período da gestação. Assim, este aparelho tem de possuir órgãos perfeitamente adaptados à realização de todos estes fenómenos.


Órgãos Reprodutores Primários

Trompas de Falópio- São dois canais finos, revestidos internamente por cílios Estas iniciam na parte superior do útero e alargam na porção final, que termina em franjas. É nas trompas de Falópio que ocorre o encontro dos gâmetas: a fecundação.


Útero- Este órgão é revestido por uma camada, o endométrio, que é formada por muitos vasos sanguíneos e glândulas e cuja espessura varia ao longo do ciclo uterino da mulher.


Endométrio- É a camada que assegura o início da gestação, permite o desenvolvimento do embrião até que todos os anexos embrionários se encontrem devidamente formados.


Colo do Útero/Cérvix- Região inferior do útero, estreita e assegura a proteção dos restantes órgãos internos. Este contacta com a vagina, que é um órgão de forma tubular, musculoso que termina no orifício genital, cuja a principal função, além da receção do sémen durante o ato sexual, é também a saída do fluxo menstrual e do feto.


Vagina- É revestida pelo epitélio vaginal e é capaz de produzir um fluido viscoso que mantém o órgão humedecido, e permite a lubrificação durante o ato sexual.


Grandes Lábios- São compostos por duas pregas longitudinais de pele que revestem um tecido adiposo que cobrem os pequenos lábios. Os grandes lábios ficam entre o monte púbico (ou monte de Vênus) e estendem se até o períneo, espaço entre ânus e vulva, sendo cobertos por pelos pubianos após a puberdade.


Pequenos Lábios- Ao contrário dos grandes lábios estes não possuem um tecido adiposo, mas têm uma intensa vascularização. Os pequenos lábios, durante o processo de excitação, ficam inchados e aumentam sensivelmente seu tamanho durante a penetração nas relações sexuais.

Ambas as estruturas têm origem num tecido embrionário com grandes semelhanças ao órgão do sistema reprodutor masculino, o escroto. Os pequenos lábios cobrem, na região anterior, o clítoris, órgão responsável pela estimação sexual, pois possui bastantes recetores sensitivos assim como o tecido eréctil cuja origem embrionária se encontram num tecido semelhante ao que, no Homem origina o pénis. Os grandes lábios e os pequenos lábios são dobras de pele mucosas que protegem a abertura vaginal.



Aparelho Reprodutor Masculino

O Aparelho reprodutor masculino é constituído por pênis, escroto, testículos, epidídimo, canal deferente, próstata e vesículas seminais.


Testículos- Estão localizados no exterior do organismo, na região pélvica inferior, dentro de uma bolsa contráctil designada por escroto.

É nos testículos que se formam os espermatozoides e algumas hormonas sexuais. A sua localização permite a manutenção de uma temperatura inferior à do organismo (que ronda em média os 37ºC), temperatura essa que seria prejudicial para a espermatogénese.

Através de um corte transversal nos testículos é possível observar que os testículos são formados por vários lóbulos nos quais se encontram alguns canais muito finos, denominados por túbulos seminíferos.


Túbulos Seminíferos- Estes tubos convergem na região posterior do testículo, unindo-se num outro denominado epidídimo, que se prolonga pelo canal deferente. estes túbulos permitem a comunicação com a uretra. No interior destes tubos é ainda visível as células de Sertoli.


Células de Sertoli- São células que se encontram nos testículos e entram têm um contacto íntimo com as células germinativas, espermatogónias fornecendo por isso um apoio significativo para o desenvolvimento do esperma.


Células de Leydig- situam-se no exterior dos túbulos seminíferos. Estas são células intersticiais, que desempenham a importante função de produzir testosterona. Esta hormona é imprescindível para a manutenção dos caracteres sexuais do homem e também para a formação dos espermatozoides.


Pénis- Órgão externo do aparelho reprodutor masculino, sendo o órgão copulador que permite o transporte dos espermatozoides para o aparelho reprodutor feminino. Este órgão possui uma forma cilíndrica, coberto externamente por uma prega de pele designada prepúcio.

Na região dorsal do pénis é visível dois corpos cavernosos, nestes tecidos existem espaços entre as células onde circula uma pequena quantidade de sangue. A excitação sexual decorre devido ao rapido afluxo de sangue nesses tecidos pelo qual vai provocar um aumento da pressão que mais tarde vai originar a ereção.


Uretra- Na uretra existe um corpo esponjoso, que se alarga na extremidade do pénis, formando a glande, na qual coexistem muitas terminações nervosas. Este tecido, quando ereto, assegura a manutenção da abertura da uretra, permitindo a saída do esperma durante a ejaculação.

A uretra, que prolonga-se do interior do pénis até à sua extremidade, terminando no orifício urogenital. É um órgão comum aos aparelhos urinário e reprodutor, pois permite a expulsão da urina formada nos rins e acumulada na bexiga e também a saída de esperma durante a ejaculação.


Epidídimos- Local onde os espermatozoides maturam e ficam armazenados.

Glândulas anexas- Vesiculas seminais, próstata e glândulas de Cowper.

  • As vesículas seminais são duas glândulas que produzem o líquido seminal, que se mistura à secreção prostática e aos espermatozoides formando o sêmen.

  • A próstata é uma glândula que fica localizada próxima ao reto e que produz o líquido seminal da ejaculação.

  • As glândulas de Cowper estão localizadas na extremidade do pénis. Estas são responsáveis ​​por lubrificar e neutralizar a acidez da uretra antes que o sêmen passe no momento da ejaculação.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 por Mais Fertilidade. 

bottom of page